Mudanças de humor: quais são as principais causas?

De forma geral, é completamente normal mudar de humor em algumas situações. Afinal, situações externas podem mexer com nossas emoções e pensamentos.

Entretanto, mudanças de humor bruscas e constantes, podem indicar que o paciente possui algum transtorno de personalidade ou está com dificuldades para lidar com seus sentimentos e emoções.

Então, a seguir, vamos falar um pouco mais sobre o tema e as possíveis causas das oscilações de humor. Para saber mais, continue a leitura.

O que são mudanças de humor?

Uma alteração de humor trata-se de uma mudança repentina no estado emocional do indivíduo.

Assim, elas podem ser causadas por diversos motivos, como acontecimentos desagradáveis, fatores genéticos e alterações bioquímicas no cérebro. Além disso, também podem estar associadas a alguns transtornos.

Nesse sentido, outros sintomas costumam acompanhar as mudanças de humor, como ansiedade, estresse, irritabilidade e angústia.

Ademais, o indivíduo também sofrer alterações no sono e perder o interesse por atividades que antes considerava interessantes.

Mudanças de humor ou transtorno de personalidade?

De fato, os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas que afetam os padrões de pensamentos e os hábitos de um indivíduo. Aliás, os desvios de comportamento prejudicam o modo com que o paciente lida com os seus impulsos e emoções.

Por exemplo, há vários sintomas que podem indicar transtornos de personalidade, como dificuldade para estabelecer relacionamentos sólidos, falta de empatia, desconfiança generalizada, insegurança, tristeza e vontade de se isolar socialmente.

Só que o fato de um indivíduo apresentar sintomas relacionados a alterações de humor, nem sempre significa que ele possui algum transtorno de personalidade.

Afinal, acontecimentos como imprevistos e problemas no trabalho,  por exemplo, podem fazer com que um indivíduo se sinta ansioso e estressado.

Em determinadas situações, as mudanças de humor, desde que o indivíduo não apresente reações muito intensas e exageradas, são consideradas normais.

Nesse sentido, mudanças de humor frequentes e sem um motivo específico, podem indicar algum transtorno de personalidade. Para entender a causa, é importante consultar um profissional especializado.

O que pode causar mudanças bruscas de humor?

De fato, há vários fatores e condições que podem causar mudanças de humor. Dentre os principais, podemos citar:

1. Estresse

Em primeiro lugar, deve-se entender que o estresse é uma resposta do organismo a determinados estímulos e circunstâncias desafiadoras. Até certo ponto, é considerado algo natural.

Porém, quando se manifesta de forma frequente, é sinal de que há algo de errado.

O estresse não causa apenas mudanças de humor, mas também, outros problemas como irritabilidade, ansiedade e sintomas físicos como tensão muscular e dor de cabeça.

2. Desequilíbrio hormonal

De fato, quando há desequilíbrio hormonal, é comum que o indivíduo apresente sintomas como irritabilidade, insônia e mau humor.

Por exemplo, o cortisol é o hormônio que controla o estresse e a ansiedade. Níveis inadequados de cortisol podem afetar diretamente o humor de uma pessoa.

3. Dependência química

A dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado e inadequado de uma determinada substância.

Assim sendo, no médio e longo prazo, o uso descontrolado dessas substâncias prejudica a saúde física e mental do indivíduo.

Nesse sentido, o organismo sofre reações metabólicas intensas, que afetam o nível de irritabilidade, agitação e, consequentemente, causam mudanças de humor.

Transtorno de Humor Bipolar

O transtorno de humor bipolar é uma condição de saúde mental que causa mudanças de humor.

É caracterizada pela alternância de períodos de exaltação (mania), episódios de depressão (hipomania) e de estabilidade. As mudanças de humor afetam o nível de energia do indivíduo, o sono, os hábitos e a capacidade de pensar com clareza.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo todo. (Dados de 2019)

Ao propósito, os sintomas da bipolaridade podem ser confundidos com a depressão ou outros transtornos de personalidade.

Por esse motivo, caso o indivíduo se identifique com os sintomas, é muito importante que ele procure um profissional especializado para receber o diagnóstico e o tratamento correto.

De acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o transtorno bipolar é caracterizado por mudanças graves de humor, que se alternam entre episódios de mania e depressão.

Nesse sentido, eles são classificados como:

• Transtorno Bipolar I: alterna entre episódios de mania e depressão

• Transtorno Bipolar II: alterna entre hipomania e depressão, porém, possui o predomínio da depressão em relação à hipomania.

Mania

Pode-se definir como um episódio maníaco como aquele em que o paciente apresenta humor persistentemente elevado e irritável por pelo menos sete dias.

Para diagnosticar o tipo I, é preencher alguns dos seguintes fatores relacionados aos episódios maníacos:

  • Autoestima ou sensação de grandiosidade;
  • Redução da necessidade de sono;
  • Falar mais do que o comum;
  • Pensamentos mais acelerados ou fuga de ideias;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Maior envolvimento em atividades relacionadas a objetivos;
  • Envolvimento em atividades com consequências negativas (aumento de gastos, por exemplo).

Hipomania

É um período de humor incomum e persistente, que dura pelo menos 4 dias.

Durante tal período, o humor do paciente melhora, ele sente menos necessidade de sono e sua energia aumenta. Além disso, apresenta fuga de ideias, dificuldade para se concentrar, costuma falar mais do que o comum, se envolve mais em atividades relacionadas a objetivos e atividades que geram consequências negativas.

Muitas vezes, outros indivíduos percebem mudança do comportamento e as alterações de humor.

Depressão no Transtorno Bipolar 

O paciente apresenta características típicas da depressão maior e inclui cinco ou mais dos seguintes sintomas por pelo menos duas semanas:

  • Humor deprimido durante a maior parte do tempo;
  • Pouco interesse por atividades do dia a dia;
  • Diminuição ou aumento do apetite;
  • Insônia ou hipersonia;
  • Agitação ou atraso psicomotor;
  • Sensação de culpa ou inutilidade;
  • Falta de clareza nos pensamentos e dificuldade para se concentrar;
  • Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio.

Alguns pacientes com transtorno bipolar experimentam hipomania, que é uma forma menos grave da mania. Nos episódios hipomaníacos, a pessoa pode se sentir bem e ser produtiva em suas atividades.

Embora ela nem sempre reconheça que há algo de errado, os indivíduos mais próximos tendem a perceber as alterações no humor.

Quando não recebem o tratamento adequado, realizado por um profissional, as pessoas que sofrem com a hipomania, podem desenvolver mania severa ou até depressão.

5. Transtorno de Personalidade Borderline

O DSM-V  traduz o diagnóstico de transtorno Borderline na ocorrência de pelo menos 5 dos seguintes critérios:

  • Esforços para evitar abandono
  • Padrão de relacionamentos instáveis
  • Instabilidade na autoimagem e percepção de si mesmo
  • Impulsividade
  • Hábitos autodestrutivos, gestos e ameaças suicidas
  • Sentimento de vazio
  • Dificuldade para controlar a raiva
  • Ideação paranoide transitória associada a estresse

Os indivíduos que têm Borderline sofrem com o medo da rejeição e do abandono.

Uma pessoa com a síndrome costuma apresentar reações exageradas de raiva, depressão e ansiedade, que podem durar horas ou dias, elevando o risco de hábitos e pensamentos autodestrutivos.

6. Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta a saúde emocional de uma pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, além de outros sintomas, como mudança de humor, sensação de inutilidade e desânimo.

Quando o indivíduo não recebe o diagnóstico e o tratamento correto, os sintomas tendem a se agravar.

Portanto, a depressão não deve ser ignorada. É uma doença séria, que merece atenção e tratamento adequado.

7. Síndrome do pânico

A Síndrome do Pânico é uma condição relacionada a crises repentinas de ansiedade, marcadas pelo medo, mal-estar e sensação de morte iminente, mesmo quando não há ameaças reais.

Além dos sintomas emocionais, o indivíduo costuma apresentar sintomas físicos, como sensação de engasgo, tontura, suor frio e tremores.

Os episódios de pânico podem acontecer em qualquer lugar e duram, em média, de 5 a 20 minutos.

8. Distimia

A Distimia é uma depressão crônica que causa sintomas como irritabilidade, mudanças de humor, sensação de vazio e tristeza.

É conhecida popularmente como depressão de longa duração. Contudo, ela se caracteriza pelo mau humor frequente.

O tratamento, geralmente, é realizado por uma equipe composta por um psicólogo, psiquiatra e outros profissionais de saúde.

Tratamento para mudanças de humor

Por fim, mudanças de humor são comuns em alguns casos. Contudo, quando se manifestam frequentemente e de forma intensa, podem indicar que o indivíduo está sofrendo com problemas emocionais ou transtornos de personalidade.

De fato, em alguns casos, o paciente pode precisar de tratamento psiquiátrico.

Assim, ele poderá receber o acompanhamento adequado de um psiquiatra, que além de entender e analisar o caso, irá receitar medicamentos de acordo com as necessidades do paciente e a gravidade dos sintomas.

Sessões de terapia também trazem benefícios, já que ajudam o paciente a controlar suas emoções, aumentar o autoconhecimento e aliviar o estresse.

Portanto, caso esteja sentindo sintomas de mudanças de humor de forma frequente e sem uma causa aparente, procure ajuda profissional para identificar as causas reais das variações.

Dra. Rhaíssa Leonel
Dra. Rhaíssa Leonel
Dra Rhaíssa Bentes Leonel é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, além de ter realizado residência médica em Psiquiatria pelo CAISM-FR em São Paulo. Dra Rhaíssa é médica psiquiatra e faz parte da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Também está cursando a Formação em Psicoterapia de orientação Analítica do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) de Porto Alegre.

Popular Doctors

Leia também:

Converse comigo
1
Agende uma consulta
Olá,
Como você tem se sentido?