Quais são os principais sintomas físicos do estresse?

Entenda quais são os principais sintomas físicos do estresse e como eles se manifestam no organismo


Em primeiro lugar, o estresse é uma resposta natural do organismo a estímulos que representam circunstâncias ameaçadoras. Níveis baixos de estresse, na verdade, podem ser considerados benéficos. 

O problema é quando essa sensação começa a fazer parte da rotina. Nesse caso, os sintomas do estresse se manifestam no organismo, prejudicando a saúde física e mental.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar quais são os principais sintomas físicos do estresse e como eles podem afetar a sua saúde e bem-estar. Continue a leitura e saiba mais.

O que é estresse por trás dos sintomas físicos?

Estresse é um conjunto de reações físicas e mentais que se manifestam quando o organismo precisa lidar com situações de perigo ou que exigem um grande esforço emocional.

Esse mecanismo de defesa nos coloca em estado de alerta, garantindo a sobrevivência. O corpo está se preparando para agir. É assim que ele tenta se proteger de perigos e ameaças.

Em doses controladas, o estresse pode ser considerado algo bom. Afinal, ele garante que o organismo produza energia para enfrentar uma situação.

Ou seja, ele melhora nossas reações diante de obstáculos e desafios. Como é uma reação natural do organismo, essencial em momentos de perigo, não há como eliminar totalmente o estresse de nossas vidas.

O organismo está preparado para lidar com doses baixas de estresse. Contudo, quando essa reação começa a se manifestar frequentemente e de forma intensa, significa que há algo de errado.

Consequentemente, os sintomas físicos do estresse aparecem e, assim, a situação vai se tornando mais complicada. O indivíduo pode começar a sofrer com outros problemas de saúde, decorrentes do nervosismo e da preocupação excessiva.

Os principais sintomas físicos do estresse

Os sintomas do estresse se manifestam de forma diferente em cada indivíduo, dependendo do nível de preocupação e da frequência com que uma pessoa se sente estressada.

Em relação aos principais sintomas físicos do estresse, podemos citar:

1. Problemas digestivos

O estresse aumenta a acidez estomacal, a recorrência de problemas gástricos e alterações intestinais.

Aliás, ele pode agravar casos da síndrome do intestino irritável (SII). Pessoas que sofrem com essa doença, tendem a apresentar sintomas mais intensos quando estão se sentindo nervosas.

Os problemas digestivos estão entre os principais sintomas físicos do estresse.

Porém, também há outros fatores que causam alterações intestinais, como qualidade da alimentação, medicamentos, desidratação, etc.

2. Imunidade baixa

O estresse crônico pode afetar o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a doenças.

O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, age na inibição do sistema de defesa do organismo.

Quando o nervosismo e a preocupação excessiva se manifestam de forma constante, o organismo passa a produzir cortisol em maior quantidade, fazendo com que o corpo relaxe as suas defesas.

Sendo assim, a baixa imunidade é um dos principais sintomas físicos do estresse. Se a pessoa tiver um estilo de vida estressante e ainda se alimentar mal ou então, praticar hábitos de vida pouco saudáveis, a imunidade pode ficar ainda mais comprometida.

3. Suor excessivo

O suor excessivo também é um dos sintomas físicos do estresse que mais se manifestam no organismo. Algumas pessoas também podem sentir ondas de calor e frio pelo corpo.

A transpiração, uma função normal do organismo, também pode surgir quando passamos por acontecimentos que causam nervosismo e preocupação.

Aliás, o suor excessivo é um dos sintomas físicos do estresse que aparecem de forma praticamente imediata, isto é, no momento em que o organismo se depara com uma situação de grande desconforto emocional e nervosismo.

4. Dores de cabeça

O estresse e a ansiedade podem causar dores de cabeça, pois geram uma sobrecarga emocional elevada.

O excesso de hormônios de estresse é capaz de ocasionar algumas disfunções, como a enxaqueca, por exemplo.

5. Dores musculares como um dos sintomas físicos do estresse

Os problemas mais comuns causados pela tensão muscular são as dores, indisposição e espasmos.

Exercícios físicos regulares e a meditação podem ajudar a aliviar as dores musculares, um dos principais sintomas físicos do estresse.

Contudo, também há outras causas para a dor muscular, como a má postura, torcicolo e doenças inflamatórias.

6. Diminuição da energia e dificuldade para dormir

Durante momentos de estresse, o corpo produz a adrenalina necessária para encarar desafios e obstáculos, para que assim, seja possível buscar uma solução rápida.

Nessa fase, sintomas físicos do estresse podem aparecer. Um dos mais comuns é a insônia, que afeta a qualidade de vida e a produtividade de pessoas ansiosas e estressadas.

Ter um sono de qualidade depois de um dia difícil é complicado, mas quando a insônia começa a fazer parte da vida, a situação se torna ainda mais grave.

Afinal, a falta de sono causa problemas no sistema imunológico, aumenta a irritabilidade e afeta a concentração do indivíduo.

Uma das formas de evitar esse problema é evitar as atividades estimulantes durante a noite, como os exercícios físicos.

Não mexer no celular antes de dormir e evitar a cafeína depois das 18h também são hábitos que podem ajudar na qualidade do sono.

7. Queda de cabelo

A queda de cabelo é um dos sintomas físicos do estresse mais comuns.

Ela costuma surgir principalmente quando um indivíduo lida com altos níveis de estresse por um período prolongado.

É que durante esses períodos, o organismo libera uma substância que estimula a produção de estriol, que coíbe a entrada de nutrientes nos bulbos capilares.

8. Batimentos cardíacos acelerados

É um dos sintomas físicos do estresse mais comuns, aparecendo de forma praticamente imediata em situações de nervosismo intenso.

A alteração dos batimentos cardíacos está relacionada à produção de hormônios no corpo, como a adrenalina, que aumenta a pressão arterial.

Aliás, cerca de 15% dos infartos são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte.

Como lidar com os sintomas físicos do estresse

No dia a dia, precisamos lidar com várias atividades e responsabilidades, que podem causar estresse e tensão.

O estilo de vida atual, principalmente nas grandes cidades, acaba contribuindo para o aumento nos níveis de ansiedade e estresse.

Entretanto, existem hábitos que podem ajudar a aliviar a tensão e, consequentemente, evitar problemas de saúde.

Ter uma alimentação saudável, fazer mais exercícios físicos, evitar o álcool e praticar atividades relaxantes, são algumas das formas de manter a qualidade de vida e o bem-estar.

Além disso, a terapia também pode ajudar pessoas estressadas a lidar melhor com seus sentimentos e emoções. 

Quando procurar ajuda médica/psiquiátrica?

Por fim, em níveis leves e moderados, o estresse não apresenta graves problemas para a saúde.

Contudo, quanto se torna frequente e intenso, pode comprometer o bem-estar, a qualidade de vida e as atividades laborais do indivíduo.

Portanto, o psiquiatra, além de dar o diagnóstico correto, poderá orientar o paciente, acompanhar o seu caso e se necessário, prescrever medicamentos para aliviar os sintomas de ansiedade.

Por exemplo, os Critérios Diagnósticos do Transtorno De Ansiedade Generalizada (TAG) são dados pelos seguintes sintomas:

  • Agitação ou sensação de nervosismo;
  • Cansaço;
  • Tensão muscular;
  • Dificuldade para manter a concentração;
  • Problemas no sono;
  • Irritabilidade frequente;
  • Ansiedade e preocupação excessiva.

Então, se você se identificar com um ou mais sintomas acima, procure um profissional para que ele possa avaliar o seu caso e dar o diagnóstico correto!

Dra. Rhaíssa Leonel
Dra. Rhaíssa Leonel
Dra Rhaíssa Bentes Leonel é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, além de ter realizado residência médica em Psiquiatria pelo CAISM-FR em São Paulo. Dra Rhaíssa é médica psiquiatra e faz parte da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Também está cursando a Formação em Psicoterapia de orientação Analítica do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) de Porto Alegre.

Popular Doctors

Leia também:

Converse comigo
1
Agende uma consulta
Olá,
Como você tem se sentido?