Transtornos de humor: o que são e quais os principais tipos?

Todas as pessoas mudam de humor. Ninguém consegue alcançar essa estabilidade o tempo todo.

Afinal, durante o dia a dia, lidamos com várias situações, que podem nos deixar animados, felizes ou então, preocupados e ansiosos.

Essas variações ocorrem durante a rotina. São momentâneas ou circunstanciais e, na maioria das vezes, não se tornam um problema para si ou outras pessoas.

Porém, quando as mudanças de humor ocorrem de forma frequente, brusca e intensa, existe a possibilidade de o indivíduo estar sofrendo de transtornos de humor.

Nesses casos, a ajuda profissional é recomendada.

Para você saber quais são os principais transtornos de humor e os tipos de tratamento, preparamos este artigo. Continue a leitura para saber mais!

O que são transtornos de humor?

Os transtornos de humor são transtornos de saúde mental caracterizados pelas mudanças de humor, que consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva, euforia ou ambos.

Muitas vezes, o transtorno não é identificado pelo portador. O paciente também pode minimizar seus sintomas, ou acreditar que se trata de uma fase que irá passar.

O transtorno não afeta apenas o humor, mas também, a produtividade e relacionamentos de um indivíduo.

É necessário lembrar que o fato de um indivíduo ficar triste ou eufórico devido a um determinado acontecimento, não significa que ele está sofrendo com o transtorno.

Afinal, como explicado, as mudanças nos sentimentos e emoções de uma pessoa podem ter sido causadas por determinados acontecimentos.

Os transtornos de humor são mais complicados do que isso, já que costumam gerar sofrimento e problemas para um indivíduo.

Os principais tipos de transtornos de humor

Há diferentes transtornos de humor.

Uma das principais diferenças entre eles, está na forma como as mudanças no comportamento e nas emoções do indivíduo ocorrem. Confira abaixo quais são alguns deles:

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é classificado pelo DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), como um transtorno de humor.

O indivíduo passa a sofrer com períodos recorrentes de alterações patológicas de humor. Os episódios de depressão se alternam, em alguns momentos, com os de mania ou hipomania.

O sintoma mais conhecido é a mudança de humor. Mas o paciente também tende a apresentar outros sintomas de acordo com o tipo de episódio.

Veja, abaixo, quais são os sintomas (segundo o DSM-V) do transtorno bipolar nos episódios de mania e depressão.

Episódios maníacos

É um período de humor anormal e persistentemente elevado, com duração mínima de uma semana, presente em grande parte do dia.

Nesse período, os principais sintomas são:

  • Autoestima inflada e sensação de grandiosidade;
  • Alterações no sono;
  • Agitação psicomotora;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Fuga de ideias e pensamentos acelerados, relacionadas a fala compulsiva;
  • Maior envolvimento em atividades relacionadas a objetivos;
  • Envolvimento em atividades com consequências negativas.

Episódios hipomaníacos

São semelhantes aos episódios maníacos, porém, são menos intensos, sem psicose e costumam durar cerca de 4 dias, presentes na maior parte do dia.

Os sintomas, basicamente, são os mesmos da mania e as alterações de humor, são facilmente percebidas por outras pessoas.

Episódios depressivos

O indivíduo fica deprimido na maior parte do tempo, apresentando pensamentos pessimistas, sensação de culpa e inutilidade, baixa autoestima e até mesmo pensamentos suicidas.

Os episódios depressivos duram, pelo menos, duas semanas.

Além da mudança de humor, os principais sintomas são:

  • Baixo interesse pelas atividades da rotina;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Alterações no sono (insônia ou hipersônia);
  • Agitação ou atraso psicomotor quase todos os dias;
  • Perda de energia;
  • Dificuldade para se concentrar e tomar decisões;
  • Pensamentos suicidas.

As mudanças no humor afetam a energia, o sono e o comportamento de um indivíduo.

Além disso, durante os momentos de grande exaltação ou tristeza, a capacidade de pensar com clareza pode ficar comprometida.

O transtorno bipolar é um dos transtornos de humor mais conhecidos e, por isso, muitas pessoas o confundem com outros transtornos de personalidade, como o Borderline, por exemplo.

Porém, o transtorno de personalidade borderline, como o nome já diz, é um transtorno de personalidade, não de humor.

Aliás, um indivíduo que tem borderline sofre com variações mais repentinas, que duram pouco tempo.

Já nos casos de transtorno bipolar, o humor varia em dias ou até mesmo, semanas e meses, geralmente seguindo ciclos.

Distimia

A distimia, um dos tipos de transtornos de humor, é conhecida como depressão de longa duração.

Os pacientes que possuem a doença sofrem com a irritabilidade constante. A pessoa geralmente tem baixa disposição e concentração, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e profissional.

Embora seja um tipo de depressão, a distimia se manifesta de forma mais leve e prolongada.

A principal característica da distimia é a irritabilidade, que se mantém por pelo menos dois anos consecutivos. Por exemplo, pode-se observar outros sintomas como:

  • Falta ou excesso de apetite;
  • Baixa autoestima;
  • Desânimo e tristeza;
  • Isolamento social;
  • Insatisfação com a vida;
  • Pensamentos negativos;
  • Falta de energia.

O tratamento geralmente envolve psicoterapia e medicamentos prescritos por um psiquiatra.

Contudo, também é importante que o paciente passe por uma avaliação com um clínico geral, para descobrir se existe alguma doença que está agravando os sintomas.

Depressão

De fato, a depressão também é um transtorno de humor.

É uma doença psiquiátrica que afeta o emocional de uma pessoa, fazendo com que ela apresente sintomas como tristeza profunda, desesperança, falta de disposição e de motivação.

É necessário distinguir a doença patológica daquela que é provocada por acontecimentos difíceis na vida de um indivíduo, como a perda do emprego ou morte de um ente querido.

Nos casos de depressão, a tristeza acaba se tornando frequente e se manifesta mesmo quando não há um motivo aparente.

Ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do organismo ao desconhecido.

Qualquer pessoa pode apresentar essa reação quando está lidando com uma situação desafiadora e complicada.

Contudo, essa reação natural do organismo, pode se tornar um problema quando ocorre com frequência e de forma intensa.

Aliás, as crises de ansiedade, também podem causar sintomas físicos, como dor de cabeça, taquicardia, respiração ofegante e tensão muscular.

Existem técnicas que ajudam a reduzir a ansiedade, como a prática de atividades físicas e diminuição do uso de substâncias estimulantes (como a cafeína).

Apesar de essas técnicas ajudarem a amenizar os sintomas, elas não substituem a importância do tratamento com um profissional especializado em saúde mental, como o psicólogo ou psiquiatra.

O profissional em questão poderá utilizar abordagens que ajudam o indivíduo a controlar seus padrões emocionais e comportamentais. Sem o tratamento adequado às necessidades do paciente, os sintomas podem se tornar mais intensos.

Como é o tratamento para transtornos de humor?

Não há uma cura ou um tratamento específico aplicável em todos os casos de transtornos de humor.

Tudo depende do perfil do paciente, da intensidade e duração das oscilações de humor.

De maneira geral, o tratamento pode ser psicoterápico ou farmacológico.

A psicoterapia utiliza abordagens conhecidas na psicologia para tratar questões emocionais.

Já o tratamento farmacológico envolve o uso de medicamentos específicos de prescrição médica, de preferência por um psiquiatra.

Nem sempre um indivíduo consegue perceber que está sofrendo com um dos transtornos de humor. Muitas vezes, são as pessoas ao redor que percebem as mudanças de comportamento e indicam o tratamento com um profissional.

Caso você se identifique com os sintomas, é muito importante fazer uma consulta com um psiquiatra. 

Desse modo, ele poderá indicar o melhor tratamento para reduzir os sintomas e trazer mais qualidade de vida e conforto emocional!

Dra. Rhaíssa Leonel
Dra. Rhaíssa Leonel
Dra Rhaíssa Bentes Leonel é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, além de ter realizado residência médica em Psiquiatria pelo CAISM-FR em São Paulo. Dra Rhaíssa é médica psiquiatra e faz parte da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Também está cursando a Formação em Psicoterapia de orientação Analítica do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) de Porto Alegre.

Popular Doctors

Leia também:

Converse comigo
1
Agende uma consulta
Olá,
Como você tem se sentido?