O estresse no trabalho está se tornando algo cada vez mais comum. Mas isso não significa que se trata de algo normal e que os sintomas devem ser ignorados.
Pelo contrário, o esgotamento mental pode causar vários problemas para a sua saúde física e emocional.
Por esse motivo, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre o assunto, mostrar os principais sintomas, causas e dar dicas para diminuir o estresse no trabalho. Confira!
O que é estresse?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante explicar exatamente o que significa estresse.
Basicamente, o estresse é uma resposta do organismo que se manifesta quando um indivíduo precisa lidar com situações ameaçadoras.
Para se adaptar, o organismo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, como a adrenalina, por exemplo.
Dessa forma, a pessoa entra em estado de alerta e consegue reagir de forma rápida.
O estresse, na verdade, é fundamental para a sobrevivência humana. Afinal, ele nos ajuda a tomar decisões ágeis para enfrentar perigos e desafios.
O problema é quando ele passa a fazer parte da rotina e interfere na capacidade de realizar tarefas e viver uma vida normal.
Nesses casos, o indivíduo também pode começar a sofrer de ansiedade, preocupação excessiva e irritabilidade.
Quais os principais sintomas do estresse no trabalho?
O estresse no trabalho é muito prejudicial para a saúde e a carreira profissional de um indivíduo.
Afinal, apesar de ser uma reação natural do organismo em algumas situações, quando se torna algo frequente e constante, o estresse afeta a concentração, o sono e a capacidade de um indivíduo pensar com clareza.
O organismo emite sinais de que as coisas não estão bem. Aliás, questões emocionais podem afetar a saúde do corpo. Quanto mais grave o caso, mais fortes e intensos são os sinais.
Geralmente, os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade de concentração;
- Cansaço;
- Desânimo;
- Irritabilidade excessiva;
- Pensamento acelerado;
- Baixa imunidade;
- Dores de cabeças frequentes;
- Dores musculares;
- Insônia;
- Mudanças de humor;
- Ansiedade;
- Isolamento social;
- Depressão.
Quais são as principais causas do estresse no trabalho?
Não há uma única causa para que o estresse no trabalho se manifeste.
Na maioria das vezes, o que acontece é um acúmulo de problemas que causam impactos negativos na saúde mental e emocional de um indivíduo.
Em relação às principais causas do estresse no trabalho podemos citar:
- Sobrecarga de tarefas;
- Metas irreais;
- Ambiente competitivo;
- Relacionamentos ruins com chefes e colegas de trabalho;
- Jornadas de trabalho excessivas;
- Remuneração incompatível com as funções;
- Mudanças de prazos;
- Medo de perder o emprego.
Do estresse no trabalho ao burnout
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, descrita pela primeira vez pelo psicólogo Herbert Freudenberger, é caracterizada pelo excesso crônico no trabalho, que leva um indivíduo a sofrer com a exaustão emocional e física.
Com o ambiente de trabalho mais competitivo e a crise econômica no país e no mundo, os profissionais se sentem mais pressionados a gerar bons resultados e a aumentar a sua produtividade.
A pressão e as cobranças excessivas podem fazer com que um indivíduo se sinta ansioso e preocupado, o que gera estresse e angústia em relação ao presente e futuro. Eventualmente, o indivíduo pode apresentar sintomas de depressão.
A Síndrome é composta por três elementos centrais:
- Exaustão emocional (sensação de esgotamento e desgaste causados pelo estresse);
- Despersonalização (insensibilidade emocional e afastamento dos colegas de trabalho e clientes);
- Baixo envolvimento pessoal no trabalho (sensação de diminuição de competência e realização nas atividades profissionais);
O diagnóstico é feito através de uma consulta médica com um psiquiatra ou avaliação com psicólogo.
Estresse no trabalho: o papel da empresa na saúde mental dos funcionários
A saúde emocional dos funcionários e o estresse no trabalho são questões de extrema importância para o setor de Recursos Humanos.
Houve um tempo em que esse cuidado era totalmente ignorado. Mas atualmente, não pode mais ser assim.
Se o ambiente de trabalho não é saudável, os colaboradores tendem a se sentir frustrados e angustiados. Os transtornos mentais psiquiátricos são considerados as doenças crônicas dos jovens/adultos, levando a uma perda de anos de trabalho. Assim, ocorrendo, em maior escala, impacto na economia de um país.
Portanto, uma das coisas mais importantes na hora de cuidar da saúde mental dos funcionários, é proporcionar um ambiente de trabalho humanizado e organizado.
Além disso, é importante diminuir a pressão e o excesso de cobranças, que são uma das principais causas do esgotamento mental.
Muitas empresas criam metas irreais, que causam frustração e afetam a produtividade dos funcionários.
Profissionais pressionados e estressados perdem a motivação e a vontade de continuar na empresa.
Aqui, é necessário entender o papel de gestores e líderes. Analise se os chefes de cada equipe possuem uma postura adequada para gerenciar os colaboradores e garantir uma relação profissional saudável.
Criar uma cultura de trabalho flexível, apoiar colaboradores, oferecer benefícios e incentivar a prática de atividades saudáveis, também são algumas maneiras de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
Como evitar o estresse no trabalho
O estresse e a ansiedade, quando se tornam coisas constantes na vida de um indivíduo, afetam a produtividade e a saúde mental e física.
Por isso, é muito importante cuidar de você e colocar a sua saúde em primeiro lugar.
Veja algumas dicas que preparamos para diminuir o estresse no trabalho:
1. Respeite os seus limites
O acúmulo de demandas pode fazer com que você fique muito irritado e ansioso no trabalho.
Por esse motivo, se possível, diga não ou tente negociar um prazo maior para realizar a tarefa.
Assim, você consegue aumentar a qualidade da entrega e diminuir o estresse no trabalho.
2. Aproveite seus momentos de descanso
Relaxar é fundamental para o seu bem-estar. Aliás, ninguém é produtivo o tempo todo.
Aproveite os momentos de descanso para focar nas atividades que te deixam feliz e mais tranquilo.
3. Planeje as suas atividades
O planejamento de atividades pessoais e profissionais é muito importante para evitar a ansiedade e o estresse.
Nem sempre temos o controle disso, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.
Porém, se você já sabe que há alguma atividade que precisa ser realizada, monte um calendário bem estruturado com tudo o que você precisa fazer.
Assim, você consegue organizar o seu tempo e realizar o trabalho com mais qualidade.
O estresse no trabalho é um problema que faz parte da realidade das organizações, e é muito importante que gestores e as equipes de RH estejam preparados para lidar com isso.
Um ambiente de trabalho saudável e humanizado, é fundamental para melhorar a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários, tanto dentro quanto fora da empresa!
Quando procurar ajuda psiquiátrica?
O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais que podem indicar a melhor forma de tratamento, de acordo com o seu caso.
O diagnóstico profissional também é importante para saber se você está lidando com uma situação de estresse temporária, ou então, está apresentando sintomas da Síndrome de Burnout.
O psiquiatra irá avaliar em qual nível se encontra a Síndrome, para que assim, possa continuar com o tratamento. Nos casos mais graves, o uso de medicamentos pode ser necessário.