Você sabe o que faz um psicanalista?
Muitas pessoas confundem o trabalho desse profissional com o de um psicólogo. Embora ambos cuidem da saúde mental dos pacientes, há diferenças entre as duas profissões e o papel desempenhado por elas.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar melhor sobre o trabalho de um psicanalista. Continue a leitura e saiba mais.
O que é psicanálise?
O trabalho de um psicanalista, assim como o de um psicólogo também envolve sessões de terapia. Contudo, as metodologias são diferentes.
A psicanálise é uma área de investigação da mente humana. Esse método terapêutico foi desenvolvido por Sigmund Freud no século XIX.
O principal objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente. De acordo com Freud, muitos processos psíquicos estão em estado de inconsciência. Ele dizia que dar voz ao inconsciente era uma forma importante de superar traumas passados.
A psicanálise, além de explicar o funcionamento da mente humana, ajuda a tratar distúrbios mentais e outras neuroses.
O profissional irá investigar a mente do paciente para entender a situação e ajudá-lo a compreender problemas emocionais através do autoconhecimento.
Isso significa que o psicanalista irá trabalhar em conjunto com o paciente para entender traumas, medos e questões emocionais, de acordo com a análise do inconsciente.
A psicanálise ajuda a compreender comportamentos e emoções de uma forma mais profunda. Assim, torna-se possível entender as origens de determinados problemas e padrões de comportamento.
O psicanalista pode ajudar não somente a compreender questões emocionais, mas também, a praticar o autoconhecimento!
Principais funções do psicanalista
O profissional atua no atendimento de pacientes através de técnicas e conceitos de psicologia.
O psicanalista, junto com o paciente, desvenda questões inconscientes, para que assim, seja possível amenizar e resolver traumas passados e medos, que nem sempre se manifestam de forma consciente.
O profissional psicanalista foca no autoconhecimento, induzindo o paciente a desvendar e entender memórias recentes ou antigas, sonhos e traumas.
Durante a sessão, ele irá analisar pensamentos e sentimentos reprimidos, que muitas vezes, trazem desequilíbrio emocional e afetam a vida do paciente.
As sessões normalmente duram em torno de 50 minutos. Durante esse tempo, o paciente irá explicar um pouco de seus medos, emoções e conflitos.
Na sessão, é comum que o profissional também faça questionamentos para estimular o paciente a compreender alguns de seus hábitos e padrões comandados pelo inconsciente.
Ao longo dos encontros, o paciente poderá desenvolver o autoconhecimento e a autopercepção para compreender seus processos mentais.
Muitas vezes, as pessoas carregam sentimentos antigos de experiências negativas que se manifestam de forma inconsciente.
Esses traumas podem interferir na vida pessoal e profissional, assim como nas relações com amigos e familiares.
Por isso é tão importante entender o que está por trás de determinadas atitudes e emoções. O autoconhecimento ajuda a lidar com os acontecimentos cotidianos de uma forma mais leve e consciente.
Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?
O psicólogo é o profissional formado em psicologia que analisa e estuda fenômenos psíquicos e de comportamentos através de sentimentos, padrões e valores do paciente.
Nas sessões de terapia, o psicólogo utiliza diferentes técnicas e abordagens da psicologia, o que inclui a psicanálise.
A psicologia tende a olhar para problemas psicológicos e questões emocionais através de uma perspectiva filosófica e social, buscando compreender e analisar as causas.
Já o psicanalista pode ser formado em outras áreas de ensino superior. O curso de psicanálise, que costuma ser muito procurado também por psicólogos e psiquiatras, dura em média três anos.
O psiquiatra é o profissional formado em medicina e especializado em psiquiatria, um ramo da medicina voltado para o tratamento de transtornos mentais e questões emocionais. O psiquiatra, ao contrário do psicológico e do psicanalista, pode receitar remédios.
Como funcionam as sessões de psicanálise?
O profissional tem o papel de entender, escutar o discurso e os comportamentos apresentados pelo indivíduo.
Assim, as sessões acontecem em um consultório ou clínica e a quantidade de encontros é definida pelo psicanalista.
Dessa forma, o paciente irá deitar no sofá e falar um pouco mais sobre suas emoções, pensamentos e conflitos internos.
Tudo o que vier na mente do indivíduo pode ser mencionado. O psicanalista fica atrás do paciente, escutando o que ele fala e fazendo as anotações necessárias.
Com base no que está sendo dito, o profissional poderá entender e procurar a origem de problemas psíquicos e emoções reprimidas. Assim, poderá ajudar o paciente a lidar melhor com tais questões que estão interferindo em sua vida.
O psicanalista deve estimular o paciente a ficar à vontade para falar o que deseja, sem se sentir culpado ou envergonhado.
O que o psicanalista pode tratar?
O psicanalista é o profissional que ajuda superar traumas e experiências conforme a análise do inconsciente.
As questões podem ser as mesmas tratadas pelo psicólogo e psiquiatra, embora a abordagem seja diferente.
Há diversos transtornos mentais que podem ser tratados e analisados na psicanálise, como por exemplo:
- Ansiedade;
- Síndrome do Estresse Pós-Traumático;
- Problemas de relacionamento;
- Depressão;
- Insatisfação pessoal;
- Comportamentos autodestrutivos;
- Insônia.
Quais as principais abordagens utilizadas nas sessões?
Há técnicas específicas que podem ser utilizadas durante os encontros.
Nesse sentido, o psicanalista tem como objetivo se aprofundar nas soluções de problemas e de comportamento.
Em relação às principais técnicas utilizadas, podemos mencionar:
• Associação livre: é um método para a descoberta do inconsciente. O paciente é incentivado a falar qualquer coisa que surgir em sua mente. O psicanalista irá mencionar algumas palavras aleatórias e o indivíduo irá responder com um termo que acredita ser correspondente.
• Interpretação de sonhos: de acordo com Freud, os sonhos eram um espaço de acesso ao inconsciente. O profissional poderá interpretar os sonhos dos pacientes para encontrar padrões que façam sentido.
• Transferência: o indivíduo transfere os sentimentos que tinha por alguém no passado para outra pessoa no presente. Aliás, o alvo da transferência, pode ser o psicanalista. Essa abordagem pode ajudar o paciente a lidar com conflitos reprimidos.
• Interpretação: através dessa técnica, o psicanalista pode identificar sinais que o paciente deixa escapar durante a sessão ao falar sobre algo aleatório. Ou seja, a escolha das palavras auxilia a desvendar emoções relacionadas a elas.
Quando procurar um psicanalista?
Por fim, o psicanalista ajuda no processo de identificação de como as ações inconscientes se manifestam no dia a dia.
Portanto, o trabalho do profissional é uma abordagem eficaz para ter mais conhecimento sobre si e, também, compreender o mundo.
Afinal, as sessões irão investigar o que está por trás de ações de algumas de suas ações, traumas e crenças, entendendo a experiência subjetiva de cada indivíduo.
Portanto, caso você queira compreender melhor as experiências que envolvem sofrimento e o que está por trás de suas ações e comportamentos, o trabalho desse profissional pode ajudar!
Além disso, a psicanálise traz vários benefícios para quem deseja ter mais autoconhecimento e desenvolver habilidades emocionais!
Em suma, a psicanálise traz vários benefícios para quem deseja melhor desenvolver, através da capacidade simbólica, suas habilidades emocionais.